Depois que uma parte do voo da Alaska Airlines deixou o avião, os passageiros relataram um misto de horror, confusão e uma calma misteriosa.
Era uma explosão. As máscaras de oxigênio caíram e as luzes brilharam. Um vapor branco passou pela área da cabine. Algumas pessoas se manifestaram… Outros ficaram apavorados.
Assim começaram os minutos tensos a bordo do voo 1282 da Alaska Airlines, quando uma parte do tamanho de uma porta perto da traseira do avião explodiu 10 minutos depois de decolar de Portland, Oregon, na noite de sexta-feira, deixando alguns passageiros inicialmente confusos, mas outros totalmente aterrorizados.
“A minha primeira ideia foi: “Vou morrer”, disse Vi Nguyen, de 22 anos, que estava viajando para Portland.
Nicholas Hoch, de 33 anos, se sentou no 12A, um assento na janela próximo à frente do Boeing 737 Max 9. Ele tentou permanecer calmo. Ainda assim, ele começou a enviar mensagens para sua mãe e namorada. Havia algo de errado no avião, ele informou a eles, acrescentando: Amo vocês!
O voo, que tinha 171 passageiros e seis tripulantes, começou normalmente. Hoch, um arquiteto que estava viajando para visitar a família de sua namorada em Ontário, Califórnia, informou que o voo foi inicialmente atrasado em cerca de 20 minutos para evitar o degelo.
Ele chegou atrasado em sua zona de conforto pré-voo, usando fones de ouvido com redução de ruído e ouvindo um podcast sobre Tóquio antes de embarcar para o Japão em alguns dias.
O voo 1282 partiu de Portland às 17h07, de acordo com o FlightAware, um site que monitora voos. Ele alcançou um pico de cerca de 16.000 pés e percorreu cerca de 440 milhas por hora.
A partir daí, ocorreu o grande acontecimento. Uma explosão. Vicki Kreps, 56, uma enfermeira de Vancouver, Washington, que estava sentada na fila 19 com seus dois netos, Brady, 7, e Brynlee, 5, disse que podia sentir uma mudança radical em seus assentos, depois da descompressão do ar. Nos ouvidos. Ela ajudou a colocar a máscara de oxigênio de Brynlee, enquanto Brady a usou para ele.
“Definitivamente sentimos que estavamos descendo depressa”, disse Kreps.
Evan Smith, um advogado de 72 anos, relatou que começou a perceber objetos escuros e esfumaçados girando pela cabana.
O Sr. Hoch observou os cabelos dos passageiros sendo penteados para trás. “A maneira mais adequada de descrever como perfurar uma lata de CO2 e liberar vapor dentro dela”, afirmou ele.
Mas estavamos naquele recipiente.
Um momento de histeria explodiu quando algumas pessoas se levantaram, apontando e gritando que havia um buraco no Avião.
Ocorreu na fila 26, informaram autoridades da aviação em uma entrevista coletiva no sábado. Ninguém se sentou na janela e no assento do meio. Depois da “rapida descompressão” da cabine, os encostos de cabeça dos dois assentos próximos desapareceram.
As autoridades encarregadas da investigação ainda estão em busca da peça que falta, conhecida como tampão de porta, uma vez que é utilizado em outros modelos de aviões como saída de emergência. No sábado, eles afirmaram acreditar que a tampa da porta havia sido encontrada em outro lugar fora de Portland, próximo à Interestadual 217.
Depois que o avião explodiu, uma mulher se aproximou da frente para dizer que a camisa de alguém havia sido rasgada, disse Hoch. Ele também afirmou que as pessoas lhe informaram que perderam seus pertences, como telefones celulares ou fones de ouvido.
Os comissários de bordo fizeram anúncios solicitando aos passageiros que se sentassem e permanecessem sentados. No entanto, Elizabeth Le, de 20 anos, que é amiga de Nguyen, afirmou que era difícil ouvi-los devido ao vento que soprava na aeronave.
Hoch relatou que a confusão se espalhou por toda a cabine, e aqueles que estavam na frente não tinham ideia do que estava acontecendo atrás deles, de acordo com ele.
Le disse que um menino e sua mãe estavam sentados perto da seção que estava desaparecida. Ela disse que os comissários de bordo o ajudaram a se transferir para o outro lado do avião alguns minutos depois. Ela acrescentou que o garoto parecia ter perdido a sua camisa e sua pele parecia vermelha e irritada.
“Foi horrível”, disse Le. “Desabei, mas percebi que precisava manter a calma.”
Hoch afirmou ter experimentado uma variedade de emoções. Ele mantinha a cabeça girando, olhava para frente e para trás com frequência. A mulher ao seu lado estava chorando. Ela questionou se ele poderia segurar a mão dela, ele disse, e ele fez.
No entanto, em geral, todos estavam “bem calmos”, segundo Hoch, embora tenha acrescentado que alguns “estavam surtando silenciosamente”.
Smith, que estava retornando para sua residência em Murrieta, Califórnia, depois de visitar sua filha e seu genro em Portland, afirmou que sua experiência como policial militar lhe ensinou a importância de manter a calma. Ele tinha a impressão de que o avião era resistente o suficiente para pousar.
O voo seguiu para Portland. “O avião estava em movimento.” “Não estava tremendo, não estava realizando nenhuma manobra estranha, estava apenas voando com firmeza”, disse ele. Naquele momento, eu tinha plena convicção de que a aeronave estava em boas condições e que desceríamos bem.
Kreps disse que a equipe do voo ajudou as pessoas a manterem a calma. “Estou super impressionada com o Alasca e como eles lidaram com essa situação”, disse ela.
Os passageiros disseram que assim que o avião pousou, às 5h27, os paramédicos embarcaram. Um homem sentado na fila imediatamente atrás do buraco disse que machucou o pé, mas não sofreu ferimentos graves.
Isenção de responsabilidade: este artigo é fornecido apenas para fins informativos. Ele não é oferecido nem tem a intenção de ser usado como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro ou outro.
ATENÇÃO: Qualquer artigo publicado no Site serve somente para cumprir a missão de entretenimento. Assim, o Pesquisa Diversa não avaliza sua veracidade totalmente ou parcialmente.
IMPORTANTE: Se puder, colabore para manter o Pesquisa Diversa no ar, cada doação, por menor que seja, é crucial para manter este espaço de informação e conhecimento disponível para todos os interessados. Ao utilizar o QR code do PIX abaixo, você está desempenhando um papel fundamental na sustentação deste site.
Lembre-se que as doações não são apenas um ato de generosidade, mas também uma demonstração do seu compromisso em apoiar o compartilhamento de informações relevantes e o crescimento da comunidade interessada em assuntos tão fascinantes, possibilitando a continuação das pesquisas, análises e publicações que enriquecem nosso entendimento.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.